Oficina F5

Oficina O Magnetismo Terrestre
Formador

Resultado de imagem para Luís Manuel Henriques Marques MatiasLuís Manuel Henriques Marques Matias​ (FCUL)

Departamento de Engenharia Geografica Geofisica e Energia

Descrição

O Campo Magnético é um dos campos básicos abordados no ensino da Física no Ensino Básico e Secundário. O seu estudo tem duas características contraditórias. Por um lado, é extremamente fácil a realização em laboratório de atividades experimentais com materiais simples e imanes, demonstrando-se o efeito dum campo como uma “ação à distância”. Por outro lado, a compreensão da interação magnética é mais complexa que a dos outros campos por não se traduzir numa força central como a que resulta do campo gravitacional ou do campo elétrico.

O planeta Terra tem um campo magnético próprio cujas propriedades permitem ilustrar e demonstrar as propriedades essenciais da Interação magnética, contribuindo ainda para a melhor compreensão da dinâmica da Terra. De facto, a tectónica de placas é hoje uma teoria conhecida por toda a sociedade como sendo o conceito agregador que permite interpretar o nosso planeta dinâmico, capaz de gerar vulcões, sismos e tsunamis destruidores.

A vitória da tectónica de placas nos anos 60 do século passado deve muito ao magnetismo terrestre que forneceu e fornece ainda hoje, provas irrefutáveis da dinâmica planetária. Nesta ação o magnetismo terrestre será explorado em duas vertentes complementares. A primeira mais identificada com as propriedades do campo magnético terrestre e do magnetismo em geral enquanto que a segunda vertente explora o magnetismo e a sua relação com a teoria da tectónica de placas.

Material Necessário  

 


© 7º Encontro de Professores de Física e Química - Sociedade Portuguesa da Física