Oficina Q2

Oficina Os materiais electrocrómicos e os mecaeletroquímicos: Materiais surpreendentes para uma Eletroquímica fascinante.
Formador

Jorge Teixeira

Professor Auxiliar (Departamento de Química - Universidade de Évora)

HERCULES - Laboratório HERCULES - Herança Cultural, Estudos e Salvaguarda

Descrição

Nesta oficina, a realizar no Laboratório de Eletroquímica do DQUIM/ECT/UÉ, começar-se-á por dar a conhecer o que são materiais electrocrómicos e materiais mecaelectroquímicos, e qual a sua importância e aplicações no contexto da nossa Sociedade, incluindo no ensino da Química1. Após a introdução do tema, a realização da oficina fundar-se-á sobretudo na preparação laboratorial dos dois tipos de material, bem como na exploração experimental das respetivas propriedades elétricas, óticas (no caso dos electrocrómicos) e mecânicas (no caso dos mecaelectroquímicos; também conhecidos por músculos artificiais eletroquímicos). A abordagem e desenvolvimento deste tema articulará a compreensão de processos redox e de condução elétrica em novos materiais, com fenómenos de alteração de cor (absorção de radiação no visível) e de modificação de forma e dimensões dos próprios materiais, em células eletroquímicas. Com a realização desta oficina demonstrar-se-á como a Eletroquímica e o seu ensino em Química podem ser fascinantes.

Ref. bibliográficas:

Maria José Romão, Materiais electrocrómicos e mecaelectroquímicos: Contextualização e Experimentação na Disciplina de Química do 12º ano, Tese Mestrado em Química em Contexto Escolar, Universidade de Évora, julho 2010 (http://hdl.handle.net/10174/19776).

Material Necessário Bata

© 7º Encontro de Professores de Física e Química - Sociedade Portuguesa da Física