Oficina F2

Oficina Convivendo com Pinguins: histórias de Cientistas na Antártida
Formador Investigador da Universidade de Évora é vice-presidente de organização internacionalAntónio Correia
Descrição

O aquecimento global é um fenómeno real e já está a ter algum impacto nas vidas de todos os cidadãos. Uma consequência desse aquecimento global é uma possível alteração climática na Terra e é nos seus pólos que ele se tem feito sentir com maior intensidade. 
No Ártico, na Antárctida e Gronelândia tem-se verificado um aumento da temperatura média do ar o que leva a uma aceleração do derretimento das grandes massas de gelo aí existentes. Contudo, os efeitos desse derretimento em cada um dos dois pólos terrestres e na Gronelândia têm consequências distintas que serão analisadas e explicadas à luz das propriedades físicas da água e do gelo.
Na oficina serão realizados cálculos simples de previsão do aumento da altura do nível médio das águas do mar para diferentes situações e com diferentes graus de certeza. Os processos físicos/termodinâmicos associados ao derretimento das calotes polares serão discutidos com vista a entender o problema geral do aquecimento global de um ponto de vista científico. Serão também realizadas algumas experiências simples mostrando por que razão o derretimento das calotes polares geladas e da calote gelada da Gronelândia tem consequências diferentes quanto à subida da água do mar. A oportunidade de realização e implementação destas experiências no ensino básico ou secundário serão discutidas.
Finalmente, alguns aspectos ligados à vida na Antárctida e às investigações aí realizadas pelo formador e outros colegas serão mostrados sob a forma de diapositivos e pequenas histórias de vida.

 

Material Necessário  

© 7º Encontro de Professores de Física e Química - Sociedade Portuguesa da Física