Oficina F3

Oficina Fenómenos Ópticos Atmosféricos e outros meteoros
Formador FotografiaGraça Carraça  FotografiaMariana de Jesus Pedreira Valente
Descrição

Porque é que o céu no horizonte é mais brilhante que o céu perto do zénite? Nunca reparou? Vai passar a reparar neste e em muitos outros fenómenos ópticos, complexos, atmosféricos, a partir da aplicação da Óptica à atmosfera. Nesta oficina, pretende-se enriquecer o sentido da importância de muitos conceitos que lhe são familiares, tais como: a refracção e a reflexão total, a difusão, a interferência, a difracção e polarização da luz. Serão abordados fenómenos como o brilho do ar, as cores do céu e das nuvens, o arco-íris solar e o arco-íris lunar, as miragens, os halos, as glórias, as coroas, o raio verde e outros.
Apresentaremos e discutiremos recursos disponíveis na internet, algumas sugestões de consulta bibliográfica e de experiências simples que possam reforçar e diversificar estratégias de ensino-aprendizagem. 
Temos como objectivos principais: promover o gosto pela observação da Natureza; levar a reconhecer a importância da Óptica, e das Ciências em geral, na compreensão do meio ambiente; estimular o interesse para o estudo dos Fenómenos Ópticos Atmosféricos.

Material Necessário  

© 7º Encontro de Professores de Física e Química - Sociedade Portuguesa da Física