Oficina F8

Oficina Smartphone: laboratório portátil de Física Experimental
Formador FotografiaBento Caldeira
Descrição

Os Smartphones são uma potente ferramenta de comunicação que faz parte da nossa vida quotidiana, especialmente dos jovens que a utilizam com a maior das naturalidades. O que geralmente não nos apercebemos é que muitas das suas funcionalidades se devem aos múltiplos sensores que os equipa, como, acelerómetros, magnetómetros, giroscópios, sensores de luz, câmaras vídeo, sensores de posição, microfone, GPS..... Basicamente o conjunto de sensores que gostaríamos de ter nos laboratórios de Física das nossas escolas para realizarmos muitas das atividades práticas que não conseguimos montar.  Isso abre a possibilidade de projetar e desenvolver laboratórios de baixo custo, onde materiais caros podem ser substituídos por smartphones. Os sensores dos smartphones são confiáveis e suficientemente precisos para permitir boas medições. 
Nesta oficina vamos, numa primeira parte, explicar como podemos utilizar esses sensores como instrumentos de deteção, aquisição, armazenamento de vários tipos de dados e fornecer um conjunto de aplicações que nos permitem aceder aos dados dos sensores para utilização didática e, dando algumas indicações de como processar esses dados. 
Numa segunda fase vamos sugerir um conjunto de atividades experimentais para explorar conceitos de cinemática, dinâmica, eletromagnetismo, óptica, ondas sonoras,...
Como temos a noção que duas horas são insuficientes para que se interiorizem todos os aspetos funcionais associados à exploração desta tecnologia, vamos organizar um pack de informação sobre as aplicações que existem disponíveis e ideias de exploração nos vários domínios da física, para que, mais tarde, os docentes poderem individualmente explorar e adaptar o smartphone às suas práticas letivas.

 

Material Necessário SmartPhone

© 7º Encontro de Professores de Física e Química - Sociedade Portuguesa da Física