Oficina Q4

Oficina Química em Jogos de Tabuleiro
Formador FotografiaElmina Lopes
Descrição

Nos dias de hoje os jovens e adolescentes ocupam parte significativa do seu tempo a jogar, principalmente isolados mas também em grupo, na forma eletrónica. No entanto assiste-se a um ressurgimento do interesse por jogos de tabuleiro.
O jogo remete-nos para a infância, é uma ponte de comunicação intergeracional, gera dinâmicas que são extremamente úteis no processo de aprendizagem. Quando jogam, os alunos desenvolvem diversas competências, nomeadamente o pensamento estratégico e o trabalho em equipa. A competição gerada pelo jogo origina ainda uma motivação adicional.
Quando se joga os conceitos subjacentes ao jogo têm de estar bem aprendidos para se apresentar vantagem face aos restantes competidores.
Nesta atividade procuraremos explorar alguns jogos de tabuleiro adaptados ao contexto da química e que se debrucem sobre conteúdos do ensino básico e secundário, como conceitos básicos, nomenclatura ou estrutura eletrónica. Um dos critérios de seleção dos jogos foi o de serem de publicação recente.

 

1. Antunes M, Pacheco MAR and Giovanela M. “Design and Implementation of an Educational Game for Teaching Chemistry in Higher Education”. J. Chem. Educ. 2012, 89, 517−21.

2. Kurushkin M and Mikhaylenko M. “Orbital Battleship: A Guessing Game to Reinforce Atomic Structure”. J. Chem. Educ. 2016, 93, 1595−8.

3. Angelin M and Ramstrom O. “Where's Ester? A Game That Seeks the Structures Hiding Behind the Trivial Names”. J Chem Ed, 2010, 87 (4), 406-7.

Material Necessário  

© 7º Encontro de Professores de Física e Química - Sociedade Portuguesa da Física