Já foram escolhidas as seis perguntas vencedoras do Concurso C214. Parabéns aos vencedores, e esperamos por vocês em Lisboa!
TERÇA-FEIRA 2 de setembro
Nome: Maria Eduarda Carvalho Lucas de Sá Marta
Escola: Escola Secundária Infanta D. Maria - Coimbra
Pergunta: Nos anos 90, observações de supernovas, nomeadamente do tipo Ia, serviram para corroborar e, deste modo, impulsionar fortemente a hipótese de que o universo em que nos encontramos está a expandir a uma taxa cada vez maior. Como forma de explicar essa expansão acelerada, muitos cientistas acreditam na existência de uma forma diferente de energia, a energia escura, que estará distribuída uniformemente no espaço e fará com que o universo cresça a um ritmo cada vez maior. No entanto, o que é que há de tão especial relativamente à energia escura que faça com que a estrutura do universo, já de quase inconcebíveis dimensões, expanda a um ritmo cada vez maior? Como é que seria o nosso universo sem esta intrigante e hipotética forma de energia?
Nome: Manuel Ramos de Almeida
Escola: Escola Básica e Secundária da Batalha
Pergunta: Sabemos que a expansão do nosso Universo, causada pelo Big Bang há cerca de 14 mil milhões de anos, está a acelerar ao contrário do expectável que seria a gravidade das galáxias reverter o processo e o universo contrair-se. Sabemos que a gravidade actua apenas na massa. Como é possível esta actuar no "limite do universo"? O limite do universo é uma barreira física sobre a qual as forças fundamentais podem ter efeito?
QUARTA-FEIRA 3 de setembro
Nome: Rafael Medeiros Cabral
Escola: Escola Secundária Antero de Quental, Ponta Delgada
Pergunta: Como é que o espaço e o tempo podem ser criados a partir do nada? Como é que aplicando a mecânica quântica à gravidade se chega a essa conclusão? Talvez o vácuo seja instável?
Nome: Ana Bárbara Fernandes dos Santos
Escola: Salesianos de Lisboa
Pergunta: Estando o Universo sob a influência do campo de Higgs e tendo este conferido massa a partículas a partir de determinada energia, poderá haver patículas com muito pouca energia, e que assim não tivessem adquirido massa significativa, mas que interagissem e fossem responsáveis por fenómenos que não podemos quantificar por se darem essencialmente tendo por base uma propriedade que as caracterize e que não podemos medir, dando-nos assim a impressão de que nada mudava nesse dado ponto do Universo, enquanto havia transformações de matéria nesse ponto?
QUINTA-FEIRA 4 de setembro
Nome: Bernardo Miguel Antunes Carapito
Escola: Escola Básica e Secundária da Batalha
Pergunta: Será possível, no futuro, desenvolver pele de grafeno (construir um nano-exoesqueleto) no sentido de nos proteger em situações adversas, como radiação U.V, raios cósmicos, traumatismos, ou mesmo infecções?
Nome: Mariana Martins Azevedo
Escola: Escola Básica e Secundária da Madalena do Pico - Açores
Pergunta: Será possível fabricar grafeno em casa?
O C214 Conheci um Cientista na Física 2014 decorre no âmbito da conferência Física 2014, e consiste num concurso de perguntas a serem elaboradas por alunos do ensino secundário, e a serem respondidas por um painel de oradores convidados da conferência.
As perguntas deverão abordar um dos três grandes temas da conferência:
O concurso destina-se a todos os estudantes do ensino secundário de estabelecimentos de ensino situados em Portugal.
O concurso decorre online, sendo as perguntas enviadas através de um formulário.
Serão seleccionadas as duas melhores perguntas em cada um dos três temas indicados. Os respectivos autores receberão um prémio que consiste na oferta da inscrição na Física 2014, viagem e estadia em Lisboa para assistir à conferência, onde deverão colocar diretamente as perguntas aos cientistas na respectiva sessão da conferência.
As perguntas vencedoras e os respectivos autores serão divulgados nas Actas da Conferência e na revista Gazeta de Física, publicação da SPF.
Cada participante poderá submeter um máximo de três perguntas (uma por tema).
As participações são efectuadas através deste formulário
Além dos dados do participante (nome, contactos, data de nascimento) deverá ser indicado o nome e email de um professor da escola, que desempenhará o papel de orientador dos alunos para a exploração dos temas e a concepção das perguntas.
O prazo-limite para envio das perguntas é 30 de Junho de 2014. As respostas vencedoras serão publicadas até dia 31 de Julho de 2014
Mais informações
Clique aqui para ler o regulamento completo