A FÍSICA2018 – 21ª Conferência Nacional de Física e 28º Encontro Ibérico para o Ensino da Física, realiza-se na Universidade da Beira Interior, na Faculdade de Ciências da Saúde de 29 de agosto a 1 de setembro de 2018.

 

Comemoram-se 40 anos desde a realização da 1ª Conferência Nacional de Física realizada na Fundação Calouste Gulbenkian em fevereiro de 1978.

 

Esta conferência bienal, organizada pela Sociedade Portuguesa de Física reune toda a comunidade nacional de físicos, abrangendo os Docentes do Ensino Básico ao Superior, Investigadores e Estudantes de todas as áreas da Física, numa partilha do estado atual do conhecimento em Física.

 

As áreas a abordar na FÍSICA2018 baseiam-se nas propostas das Divisões de Física e no Grupo de História. Assim, teremos sessões plenárias e paralelas e pósteres nas seguintes áreas:

 

- Astronomia e Astrofísica, Educação, História da Física, Física Atómica e Molecular, Física Matéria Condensada, Física Nuclear, Física de Partículas, Física dos Plasmas, Óptica e Lasers,

 

A FÍSICA2018 consta de 7 sessões plenárias, várias sessões paralelas (8 a 12), oficinas, minicurso e uma Mesa Redonda  aberta à população "O impacto da Física Nuclear na vida do dia a dia".

 

Na FÍSICA2018 daremos relevo em duas Plenárias aos temas dos prémios Nobel da Física de 2016 e 2017.

 

  • transição da matéria para estados exóticos
  • ondas gravitacionais

 

O 28º Encontro Ibérico para o Ensino da Física está submetido para acreditação na Entidade de Formação Contínua como curso de formação para professores do grupo 510 (22,5h). O Curso inclui Oficinas que funcionarão na tarde de 29 de agosto.

 

Além das ações de formação para professores de FQ estão previstos minicursos em diversas áreas.

 

Os interessados em participar com comunicações (orais ou  pósteres) podem-no fazer em qualquer uma das áreas das Divisões de Física, as regras para a submissão dos mesmos estão na página.

 

 

Datas importantes:

Submissão de comunicações e pósteres: 1 de março a 11 de junho (Fechado)

Resposta aos autores: 25 de junho

Inscrições (normal): até 10 de julho

 

As Comunicações Orais decorrerão em sessões temáticas e devem ter em consideração que não especialista podem estar interessados em conhecer o estado da arte nestas áreas, serão dados 20 minutos a cada apresentação para melhor cumprir esta solicitação.

 

As inscrições nas oficinas e minicursos têm nº limite de participantes e por isso convém fazer a inscrição o mais cedo possível para ter acesso às que mais interessam os colegas.


© FISICA 2018 - Sociedade Portuguesa da Física