OBJECTIVOS
- Promover o ensino experimental das ciências, no ensino básico, incentivando e estimulando a investigação na Escola;
- Disponibilizar aos professores uma ferramenta de apoio ao ensino experimental, na área das Ciências Físico-Químicas, assente no potencial das tecnologias de informação e comunicação;
- Disponibilizar aos professores uma ferramenta que permite aplicação da modelação matemática prevista no Currículo de Matemática deste Ciclo.
- Proporcionar um espaço de reflexão em ordem à implementação dos métodos experimentais no estudo das Ciências Físico-Químicas e da Matemática.
- Explorar as mais-valias de um trabalho integrado nestas duas áreas disciplinares, recorrendo à utilização das TIC.
PLANO DO CURSO
O curso de formação, num total de 35h, desenvolve-se numa metodologia que integra 20 horas de formação presencial e 15 horas de formação a distância (em actividades assíncronas).
O trabalho a distância terá como suporte o ambiente on-line do e-lab e um MOOC (Massive Open On-line Courses), que servirá de base a uma comunidade de prática (espaço de comunicação, apoio e colaboração entre todos os participantes do curso). No conjunto formam um MOOL (Massive Open On-line Laboratory).
Convidamos os interessados a inscreverem-se desde já no feX Mag3D
Conteúdos Programático da acção
Módulo 1
- Apresentação das experiências do e-lab
- Experiência on-line (acesso remoto)
- Matriz curricular e áreas onde se inserem
- Fundamentos teóricos das experiências propostas
- Acesso remoto ao e-lab
Módulo 2
- A análise de dados e erros experimentais
- Ajuste numérico(e variantes possíveis)
- Organização da matriz experimental e guia de procedimentos; criação de mini-quizz.
- Organização do material para criar o “guia do docente” com resultados e soluções.
- Realização, com os alunos de cada formando, da experiência assignada ao seu grupo em ambiente real na escola.
Módulo 3
- Partilha de elementos didácticos de cada experiência.
- Realização em detalhe da experiência atribuída a cada grupo e validação da informação recolhida.
- Criação do “lab-book” de experiências;
- Discussão final dos trabalhos realizados.
Módulo 4
- Utilização complementar de equipamento experimental: Analizador de espectros electromagnéticos (registador SPECTRAN)