OBJECTIVOS 

  • Promover o ensino experimental das ciências, no ensino básico, incentivando e estimulando a investigação na Escola;
  • Disponibilizar aos professores uma ferramenta de apoio ao ensino experimental, na área das Ciências Físico-Químicas, assente no potencial das tecnologias de informação e comunicação;
  • Disponibilizar aos professores uma ferramenta que permite aplicação da modelação matemática prevista no Currículo de Matemática deste Ciclo.
  • Proporcionar um espaço de reflexão em ordem à implementação dos métodos experimentais no estudo das Ciências Físico-Químicas e da Matemática.
  • Explorar as mais-valias de um trabalho integrado nestas duas áreas disciplinares, recorrendo à utilização das TIC.

 

PLANO DO CURSO

O curso de formação, num total de 35h, desenvolve-se numa metodologia que integra 20 horas de formação presencial e 15 horas de formação a distância (em actividades assíncronas).

 

O trabalho a distância terá como suporte o ambiente on-line do e-lab e um MOOC (Massive Open On-line Courses), que servirá de base a uma comunidade de prática (espaço de comunicação, apoio e colaboração entre todos os participantes do curso). No conjunto formam um MOOL (Massive Open On-line Laboratory).

 

Convidamos os interessados a inscreverem-se  desde já no feX Mag3D 

 


 

Conteúdos Programático da acção

Módulo 1

  • Apresentação das experiências do e-lab
  • Experiência on-line (acesso remoto)
  • Matriz curricular e áreas onde se inserem
  • Fundamentos teóricos das experiências propostas
  • Acesso remoto ao e-lab

Módulo 2

  • A análise de dados e erros experimentais
  • Ajuste numérico(e variantes possíveis)
  • Organização da matriz experimental e guia de procedimentos; criação de mini-quizz.
  • Organização do material para criar o “guia do docente” com resultados e soluções.
  • Realização, com os alunos de cada formando, da experiência assignada ao seu grupo em ambiente real na escola.

Módulo 3

  • Partilha de elementos didácticos de cada experiência.
  • Realização em detalhe da experiência atribuída a cada grupo e validação da informação recolhida.
  • Criação do “lab-book” de experiências;
  • Discussão final dos trabalhos realizados.

Módulo 4

  • Utilização complementar de equipamento experimental: Analizador de espectros electromagnéticos (registador SPECTRAN)

© 3ª Edição do curso Física Experimental - Sociedade Portuguesa da Física